SOLO.NET - FUNDAÇÕES SUPERFICIAIS

Também chamada rasa, direta ou superficial. A carga é transmitida ao terreno através das pressões distribuídas sob a base da fundação. As fundações superficiais estão assentadas a uma profundidade de até duas vezes a sua menor dimensão em planta.

SAPATA ou FUNDAÇÃO DIRETA
Elemento de fundação em concreto cuja forma pode ser quadrada, retangular ou trapezoidal. É dimensionado de modo que as tensões de tração nele produzidas sejam resistidas pelo emprego de armadura. Sapata Associada é a sapata comum a vários pilares cujos centros de carga em planta podem ou não estar no mesmo alinhamento. Já as vigas de fundação, apresentam os centros dos vários pilares num mesmo alinhamento.

 

SAP1

 

 

 


SAP2

 

BLOCO DE FUNDAÇÃO
Elemento de fundação em concreto cuja forma pode ser quadrada, retangular. Suas faces verticais podem ser inclinadas ou escalonadas. É dimensionado de modo que as tensões de tração nele produzidas sejam resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura.

RADIER
Sapata onde estão todos os pilares e demais carregamentos distribuídos da obra. Comum em fundação de silos, tanques, depósitos, etc...