· Sondagens
· Provas de Carga

ENSAIOS
São estudos realizados através da perfuração do sub-solo, acompanhados de coleta de amostras para determinação das características do solo como : natureza, camada, composição granlométrica, umidade, compacidade etc..., para avaliação de suas propriedades de engenharia.


   SONDAGENS SPT
A sondagem a percussão (Standart Penetration Test), é utilizada para conhecermos o solo atravessado a cada metro, a resistencia (Número de Golpes) oferecida pelo amostrador padrão (Terzaghi & Peck DE = 2" e DI = 1 3/8") e a posição do nível d'água . O processo consite basicamente na cravação do amostrador padrão no solo, através da queda livre de um peso de 65 kg, caindo de uma altura de 75 cm.

    SONDAGENS SPT-T
Após a execução dos SPT, foi sugerida por Ranzini (1988) a medição do torque, através de uma ferramenta mecanica denominada torquimetro, com capacidade de até 80 kgf x m, com ponteiro de arraste.

Fotos: Sondagens SPT e SPT-T / Rotativa

SONDAGENS CPT
O ensaio de penetração do Cone (EPC) ou Cone Penetration Test (CPT), ou ainda - como é internacinalmente conhecido - Deep Sounding, é um processo que visa fornecer, por via direta, as resistencias existentes no solo ao longo de sua profundidade. O ensaio é realizado com a cravação a uma velocidade constante de 1cm/s de uma haste com o cone. As cargas necessárias para a cravação são registradas como resistencia lateral (haste) e resistencia de ponta (cone).

Fotos: Sondagens CPT


   PROVAS DE CARGA

ENSAIO DE PLACA
O ensaio de placa, é um processo que visa fornecer, por via direta, as resistencias e características de deformação do terreno a uma determinada profundidade. O ensaio é realizado pelo carregamento de uma placa contra o terreno, através de macacos reagindo contra cargueiras ou conjunto de tirantes. No ensaio são registrados as cargas aplicadas x deformações do solo.
 

Fotos: Ensaio de Placa

PROVA DE CARGA ESTÁTICA
O ensaio é realizado pelo carregamento de uma estaca até duas vezes a carga de trabalho, através de macacos reagindo contra cargueiras ou conjunto de tirantes. No ensaio são registrados as cargas aplicadas x deformações do solo.

Fotos: Prova de Carga Estatica.

 

PROVA DE CARGA DINAMICA
Também chamado de ensaio dinâmico, é um ensaio que objetiva principalmente determinar a capacidade de ruptura da interação estaca-solo, para carregamentos estáticos axiais. Ele difere das tradicionais provas de carga estáticas pelo fato do carregamento ser aplicado dinamicamente, através de golpes de um sistema de percussão adequado. A medição é feita através da instalação de sensores no fuste da estaca, em uma seção situada pelo menos duas vezes o diâmetro abaixo do topo da mesma. O sinal dos sensores são enviados por cabo ao equipamento PDA, que armazena e processa os sinais "on line".

Fotos: Prova de Carga Dinamica.





ENSAIOS