Histórico:

Cortina atirantada e talude que serpara a divisa de dois condomínios em um bairro residencial de SP, executados no ano de 1983, entram em colapso devido às fortes chuvas que ocorreram nesta temporada de setembro de 2009. O desnível entre os condomínios contido por esta cortina e o talude são da ordem de 20.00m.

O colapso da cortina e do talude atingiram a torre do condomínio situado na parte de inferior, deixando o condomínio da parte de superior com a rampa de acesso aos subsolos flutuando no ar, pois as fundações dos pilares desta rampa foram extirpadas durante o desbarrancamento. O colapso das contenções também ameaçava inclusive as fundações da torre do condomínio situado na parte superior.

Os veículos dos proprietários dos imóveis do condomínio superior ficaram presos nos subsolos, uma vez que a única saída seria atravessar por rampa flutuante.

Felizmente não ocorreram vítimas. A SOLO.NET foi contratada solucionar inicialmente a remoção dos veículos e instruir medidas de segurança para os dois condomínios, além de desenvolver um projeto de estabilidade para as contenções que colapsaram. A possibilidade de somente remover estes veículos após a realização das obras de estabilidade das contenções e da execução da fundação da rampa descalçada, causou um grande desconforto aos moradores.

Adotamos neste caso uma solução inédita e inusitada, de maneira a permitir a remoção dos veículos presos nos subsolos em tempo recorde, promovendo um atirantamento provisório da rampa, ancorada na viga de borda do sobresolo garagem, possibilitando assim a retirada com segurança de todos os veículos. Esta solução foi elaborada e executada em 6 dias, com sucesso total na retirada dos veículos dos dois subsolos do condomínio superior.

Abaixo apresentamos as sequencias de execução desta solução de "RAMPA ATIRANTADA" :

PÇA MJMMON - SP/SP

- Foto em 10/1983 - Eexecução do sitema de contenções entre os dois condomínios - Cortina Atirantada e Taludes
 
- Foto em 11/09/2009 -Colapso da cortina de do talude, vista pela rua dos fundos.
 
 
- Foto em 11/09/2009 -Fundações dos pilares da rampa de acesso aos subsolos foram arrancados, deixando a rampa flutuante....
 
 
- Foto em 11/09/2009 -Desbarrancamento atingiu a torre situada na parte inferior
 
 
 
- Foto em 11/09/2009 -Colapso da cortina atirantada, cordoalhas aparecem na cunha de ruptura.
 
 
- Foto em 11/09/2009 -Fundação em tubulões dos pilares da rampa, pendurados.
- Foto em 17/09/2009 -Inicio do atirantamento da rampa nos pilares da estrutura do edifício. Posicionamento dos cabos.
 
- Foto em 17/09/2009 -Posicionamento e ancoragem dos cabos na viga de borda do sobresolo.
 
 
 
- Foto em 17/09/2009 - Perfuação na laje rampa suspensa.
 
 
- Foto em 17/09/2009 - Ancoragem dos cabos na rampa.
 
 
 
 
 
- Foto em 17/09/2009 - Protensão dos cabos na viga de borda do sobresolo.
 
- Foto em 17/09/2009 - Rampa protendia. Veículos removidos com segurança.